Barulhos Estranhos No Sistema de Canalização? Saiba Porquê!

O que Significam aqueles Barulhos Engraçados das Canalizações?

Barulho nos CanosQuando o seu sistema de canalizações está a funcionar correctamente, nem precisa de pensar nele. A água entra, a água e os resíduos saem e é o fim da história. Infelizmente, as coisas nem sempre correm tão suavemente. Por vezes, a canalização pode ser bastante ruidosa. Aqui fica uma lista de possíveis significados por detrás dos barulhos estranhos dos seus canos e como os solucionar.

Sibilo no Lavatório: um som sibilante nas suas instalações é muitas vezes sinal que a pressão da água está demasiado alta. Isto pode fazer a sua conta da água subir e com o passar do tempo fazer muita pressão nos seus canos. Ter um regulador de pressão instalado podem manter o PSI dentro do níveis normais.

Batida ou Martelada: A batida distinta que ocorre quando fecha a torneira pode ser outra indicação que a pressão da água está muito alta. Um regulador pode ajudar, assim como instalar câmaras de ar ou amortecedores nos canos. Estes aparelhos comprimem quando se desliga a água, amortecendo o efeito de martelo de água.

Assobio nos Canos: Se as suas instalações assobiarem, isso pode indicar o problema oposto – a pressão está muito baixa. Tente diminuir o regulador de pressão, caso tenha um. Um assobio pode também ser sinal que há ar ou restos nos canos. Para dar resposta a esse problema, desligue a válvula principal e abra a torneira até sair toda a água, depois abra novamente a válvula e veja se isso ajudou.

Vibração e Ruído: Ouve os seus canos a vibrar quando puxa o autoclismo ou caso contrário fica sem água na sanita? Podem estar fisicamente soltos. Teste os encaixes para ver se não há locais que não estejam devidamente seguros, e simplesmente aperte-os para acabar com a vibração.

Estranho Borbulhar Proveniente do Ralo: Isto pode significar que o tubo de ventilação está bloqueado, o que impede a água de escoar devidamente e também pode causar que os maus odores e gases voltem para sua casa. A abertura do tubo de ventilação (usualmente localizada no telhado) deve ser inspeccionada e deve ser verificado se algo o está a obstruir.

Um Agourento Gotejamento: Se alguma instalação da sua canalização está a gotejar, não se trata apenas de um aborrecimento secundário, é também um sério problema de desperdício de água. Uma única torneira a gotejar significa um desperdício de 12 mil litros de água por ao, segundo a EPA. Pode contactar um serviço de canalizadores profissionais, podemos aconselhar a Abrantina, antes que desperdice mais alguma gota, pode resolver este problema instalando uma nova máquina de lavar ou mesmo uma torneira nova em folha.

Sussurro no Chuveiro: Se ouve um sussurro de cada vez que toma o seu duche, é muito provável que tenha uma acumulação de minerais nos seus canos ou no aquecedor de água. Isto é mais comum em áreas com elevada dureza na água ou água com grandes quantidades de conteúdo mineral. Pode necessitar de limpezas profissionais ao aquecedor ou canos de modo a eliminar a sedimentação. Um descalcificador também pode ajudar a minimizar problemas futuros.

Em caso de dúvida, contacte um canalizador qualificado para fazer o diagnostico de canos barulhentos e colocar o seu sistema de canalização em excelentes condições novamente.